QUEM SOU EU?!

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Quem sou eu? Eu vivo pra saber. Interessante descoberta que passa o tempo todo pela experiência de ser e estar no mundo. Eu sou e me descubro ainda mais no que faço. Faço e me descubro ainda mais no que sou. Partes que se complementam.

terça-feira, 15 de maio de 2012

ESTUDO BÍBLICO DA PASSAGEM EM QUE JACÓ LUTA COM O ANJO (Gn 32, 10 - 30)

Contextualizando: Jacó estava vindo da casa de seu sogro, o qual tinha o perseguido com a intenção de tirar-lhe a vida. Tendo resolvido aquela situação, encontrava-se mais uma vez em situação tribulosa, pois seu irmão a quem tinha lhe tomado o direito de ser primogênito o procurava há tempos para matá-lo.

E Jacó orou: “Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaac, SENHOR que me disseste: ‘Volta para tua terra natal e serei bom para contigo’.11.Não mereço tantos favores e toda essa fidelidade com que trataste teu servo. De fato passei este rio Jordão trazendo apenas o bastão e volto agora com dois acampamentos.12.Livra-me das mãos de meu irmão Esaú, pois tenho medo que ele venha a matar-me — as mães com os filhos.13.Foste tu que me garantiste: ‘Eu serei bom para contigo e tornarei a tua descendência como as areias do mar, tão numerosas que não se podem contar’”.14.Jacó passou ali a noite. Depois escolheu, do que tinha, presentes para o irmão Esaú:15.duzentas cabras e vinte bodes; duzentas ovelhas e vinte carneiros;16.trinta camelas com as crias; quarenta vacas e dez touros; vinte jumentas e dez jumentos.17.Confiou cada rebanho a um servo separadamente e lhes disse: “Ide à minha frente, deixando um espaço entre os rebanhos”.18.Ao primeiro deu esta ordem: “Se meu irmão Esaú te encontrar e te perguntar: ‘De quem és, aonde vais e de quem é o que levas aí? ’,19.tu lhe responderás: ‘De teu servo Jacó: é um presente que ele envia a meu senhor Esaú; ele vem também atrás de nós’”.20.A mesma ordem deu ao segundo, ao terceiro e a todos quantos levavam o gado, dizendo-lhes: “Assim devereis falar a Esaú quando o encontrardes. E direis: ‘Olha, teu servo Jacó vem atrás de nós’”. Pois Jacó dizia consigo: “Vou aplacá-lo com os presentes que me precedem e depois o verei pessoalmente. Talvez assim ele me receba bem”.22.Os presentes passaram adiante e ele ficou ali naquela noite no acampamento.23.Levantou-se, ainda de noite, tomou suas duas mulheres, as duas escravas e os onze filhos e passou o vau do Jaboc.24.Jacó ajudou todos a passar a torrente e fez atravessar tudo o que tinha.25.Quando depois ficou sozinho, um homem se pôs a lutar com ele até o raiar da aurora.26.Vendo que não podia vencê-lo, atingiu-lhe a coxa, de modo que o tendão da coxa de Jacó se deslocou enquanto lutava com ele.27.O homem disse a Jacó: “Larga-me, pois já surge a aurora”. Mas Jacó respondeu: “Não te largarei, se não me abençoares”.28.E o homem lhe perguntou: “Qual é o teu nome?” — “Jacó”, respondeu.29.E ele lhe disse: “Doravante não te chamarás Jacó, mas Israel, porque lutaste com Deus e com homens, e venceste”.30.E Jacó lhe pediu: “Dize-me, por favor, teu nome”. Mas ele respondeu: “Para que perguntas por meu nome?” E ali mesmo o abençoou.


Notamos que Jacó estava numa situação de desespero, pois já estava cobrando Deus pela sua promessa, muito mais do que a sua esperança, a sua paciência estava se esgotando, apesar de todas as coisas que o Senhor fez na vida dele desde que ele saiu da casa de seus pais.
Jacó teve então a idéia (acredito eu, inspirada por Deus, pois fez isso depois de orar) de mandar presentes a sua frente junto com seus familiares para abrandar a raiva do coração de seu irmão, apesar de que ele não sabia como seu irmão reagiria, enquanto os presentes vão a sua frente, um terceiro personagem surge do nada e começa a lutar com ele, por quê? Se ele provocou o misterioso personagem, as Escrituras não dizem, só sabemos que esse personagem misterioso persistia nessa luta até o amanhecer, e Jacó também não desistia, enfim raiou o dia e o personagem que antes estava oculto pela noite, foi revelado como um anjo de Deus. E Jacó mesmo ferido pelo anjo, não desistiu daquela luta, pois receber a BENÇÃO, seria para ele a vitória.

E nós? Diante das adversidades que enfrentamos no nosso dia-a-dia, como temos reagido? Oramos como fez Jacó? Perdemos a esperança no cumprimento da Promessa que Deus nos fez como também fez Jacó?  Temos ouvido o sussuro de Deus soprando a a direção a seguir?
A maior lição que podemos tirar para nossa vida dessa passagem é que não importa se estamos passando por uma noite escura da fé, não importa se não conhecemos o que nos aflige, não importa  se não vemos de que ou de quem estamos apanhando nessa noite, o importante é não desistir como fez Jacó em sua luta contar o anjo, pois o Senhor tem algo muito maior para nós no amanhecer.

Um comentário:

PESSOAS QUE TEM UM LUGAR ESPECIAL NO MEU CORAÇÃO...